INVENTÁRIO DE INVESTIGAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO



1. Da Escola

‍A Escola Estadual Professora Nair Palácio de Souza localiza-se à Rua Sete de setembro, nº. 156 na Vila Beatriz. Foi criada em 29 de dezembro de 1994, através do Decreto nº. 8121, publicado no Diário Oficial nº. 3942 de 30 de dezembro de 1994. Atende alunos do 6° ano ao término do Ensino Médio.
‍O processo educativo dessa escola constitui numa forma de incentivar todos os envolvidos na educação de uma criança e jovem para que participem de forma ativa, colaborativa como iguais e como parceiros, desta forma os estudantes precisam de saber e ser capazes de fazer. A integração através do PPP faz com que a Escola trabalhe em um todo incluindo inclusive pais e alunos em suas ações educativas, e toda comunidade escolar, a Instituição se sente motivada porque participam nas decisões da Escola. Os envolvidos desta instituição se dedicam a apoiar a comunidade educativa e a alcançar essa visão, ajudando todos os que pertencem à comunidade educativa a tornarem-se solidários, participativos, produtivos e cidadãos responsáveis.
A escola tem a missão de promover oportunidades consistentes e significativas para os envolvidos no contexto escolar, de modo que se comprometam com a aprendizagem contínua, recolher e analisar os dados acerca dos estudantes dos programas e do pessoal escolar. A dinâmica que se pretende e a de que tanto a equidade como a diversidade devem fazer parte de todos os aspectos da educação, isto inclui todos os programas e planos de melhoria escolar, todas as atividades patrocinadas pela escola, todas as decisões de atribuição de recursos todos os ambientes das salas de aula, os curriculuns, os planos de ensino e todas as políticas e procedimentos da escola.
Como atingimos o nosso Objetivo?
Corresponde tanto a Indicadores Acadêmicos como Indicadores Emocionais. Além disso, para fornecer elevados padrões acadêmicos a todos os estudantes, somos responsáveis por ajudar os mesmos a tornarem-se cidadãos críticos e mais produtivos. Este momento apela ao desenvolvimento de um objetivo claro para a melhoria, quando as pessoas compreendem, com clareza, para onde se dirigem e têm um bom mapa para lá chegar, a viagem transforma-se numa agradável e valiosa experiência de aprendizagem. É importante mencionar que o objetivo tem por base a resposta à pergunta: “Onde estamos neste momento?”. Quanto mais pessoas souberem qual objetivo e o quiserem alcançar, melhor são as hipóteses de manter o ímpeto para mudança e o sucesso.

‍2. Do Currículo.
Em sentido amplo o currículo escolar abrange todas as experiências escolares, é a totalidade das experiências de aprendizagem planejadas e patrocinadas pela escola. É o conjunto de matérias a serem ministradas em determinado curso ou grau de ensino. O currículo é um projeto, não se trata de algo pronto e acabado, mas de algo a ser construído permanentemente no dia a dia da escola, com a participação ativa de todos os interessados na atividade educacional, particularmente daqueles que atuam diretamente no estabelecimento escolar, como educadores e educandos, mas também dos membros da comunidade em que se situa a escola. ‍
O objetivo da escola Profª Nair palácio de Souza, que o currículo, não é imparcial, é social e culturalmente definido, reflete uma concepção de mundo, de sociedade e de educação, implica relações de poder, sendo o centro da ação educativa. A visão do currículo pela instituição está associada ao conjunto de atividades intencionalmente desenvolvidas para o processo formativo.

3. Das Aulas.
Em torno de uma aula existem vários conceitos. A elaboração, o planejamento curricular, o conteúdo, os objetivos, a avaliação, a metodologias de ensino, as tecnologias educacionais, a estrutura: início-meio-fim, entre outros.
Elaborar uma aula é tarefa de muita complexidade, geralmente realizada por um professor, com formação superior em Educação e Licenciatura. Uma aula pode estar isolada ou incluída em um planejamento curricular maior. A estrutura de uma aula apresenta começo-meio-fim, sendo o conteúdo da aula distribuído nessa seqüência lógica. A metodologia de ensino varia de professor a professor, portanto o mesmo conteúdo pode ser desenvolvido de formas diferentes em aulas diferentes. Dependendo da metodologia de ensino, uma aula poderá ser essencialmente teórica, prática, ou teórico-pratica.
A metodologia empregada na sala de aula, na Escola Profª Nair Palácio de Souza, busca verificar a relação de como o conteúdo é realmente compreendido pelos alunos se faz de fundamental importância em nossa vida profissional. Utilizar metodologias de ensino que consigam inserir os alunos no seu contexto social, através de diálogos abertos, irá tornar o ensino algo produtivo e ligado com os pensamentos e inovações do mundo moderno, a qual nossos educandos estão inseridos.

4. Dos Professores.
Como em todas as épocas, o educador de hoje é um desbravador e tem que se manter atualizado. E ainda: precisa dominar as novas tecnologias para oferecer mais recursos ao processo de aprendizagem. Hoje ter a atenção dos alunos é muito difícil, pois competimos com muitas coisas, rádio, tv, computadores, celulares com fone e etc. Professor deixou de ser o centro de tudo, passou a ser um mediador, e o aluno de mero expectador a colaborador, pois é a partir de seus conhecimentos prévios que a aprendizagem formal irá acontecer, e novos conceitos serão formados. Para nós educadores refletir sobre a forma de se ensinar ontem e hoje, é repensar a forma de se praticar educação. Pois são novos tempos, nova geração e é inadmissível pensar em educação como se fazia antes.
Para facilitar essa construção mencionada, é criada na Escola Profª Nair Palácio de Souza, um clima agradável entre professores e gestores, pois dessa forma o professor terá mais facilidade de compartilhar seus saberes e as suas idéias. Sentir-se-á apoiado nas suas propostas e nos seus protestos. Terá liberdade para expressar seus sentimentos em relação ao ensino e às aprendizagens e não aprendizagens de seus alunos.
Se tratando das tecnologias no cotidiano escolar, é disponível um Wikispaces da escola (__http://prof-nair-palacio.wikispaces.com/__), onde os professores agendam suas aulas na STE (Sala de tecnologia Educacional), e recursos midiáticos. Os professores já possuem habilidades ao agendarem suas aulas, a escola oferece oficinas para os professores, no horário contra turno, para se adequar as funcionalidades e habilidades da tecnologia, sendo assim o professor se capacita, e se senti seguro diante dessa realidade.
Cada professor tem seu cronograma, onde os horários de aula são efetuadas com êxito, todos com o mesmo objetivo, de ensinar e aprender cada vez mais.


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