O século XXI está sendo marcado pelo
aceleramento da tecnologia eletrônica, com atenção especial para a informática,
o computador e a Internet. Atualmente, o
meio em que vivemos está permeado pelo uso de técnicas e recursos tecnológicos,
fazendo do computador uma ferramenta que vem auxiliar o processo ensino/aprendizagem
nas questões do cotidiano trazidas até a sala de aula. É muito importante o
compromisso do docente e a escola deve impor-se de questionar e discutir os
aspectos da informática dentro da evolução da sociedade juntando nesse processo
as transformações às vezes não percebíveis. Os meios de comunicação são
verdadeiras “extensões do homem”, devemos usá-los desde a infância num sentido
construtivo. Desde o pré-escolar até o 2º grau, a matéria da comunicação e
expressão deveria receber uma ênfase maior, promovendo o crescimento integral
das pessoas de todas as classes sociais adotando para tanto varias formas de
comunicação, tais como as alternativas, participatória, militante, popular, de
resistência e por que não a folclórica ou tradicional. Através das relações
diárias, o ser universal (o homem) pensa, sente e age a todo instante através
das relações sociais de que fazem parte. É preciso haver uma educação voltada
para a cidadania. As pessoas agem a partir de uma relação de trocas culturais,
modificam a si mesmas, aos outros e à natureza. Interagem o tempo todo.
No mundo inteiro o rádio e a TV e mais
recentemente os computadores passaram a formar parte da bagagem instrumental da
chamada Tecnologia Educativa. O desafio da escola hoje é preparar as crianças
para enfrentarem o mundo do trabalho. Mesmo antes de chegarem a escola, as
crianças recebem informações em suas casas. O educador não pode se neutralizar
diante da forte influência lançada pela mídia é necessário cuidado. Afinal,
informação não é sinônimo de conhecimento.
É importante que educador e educando
aprendam a selecionar as informações apropriadas, verificando e identificando
suas proveniências, quem as criou, divulgou-as e qual a intenção das mesmas.
Informação ou consumismo?
Entretanto, torna-se necessário
relacionar teoria e prática para que possamos perceber nos mais diversos meios
das tecnologias a importância de avançarmos enquanto educadores e educandos.
Dessa forma, o uso da tecnologia vem proporcionar a todos uma nova forma de pensar
e de transformar diante desse novo mundo globalizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário